Quem nunca ouviu falar sobre a anorexia e a bulimia? Esses dois nomes tem se tornado cada vez mais comuns nos dias de hoje.
A anorexia é uma disfunção alimentar, essa disfunção pode começar por uma rígida e insuficiente "dieta". O estresse físico é bem evidente. A anorexia nervosa afeta jovens entre 12 a 22 anos, e em quase 90% atinge o sexo feminino. O que causa em geral essa doença é o padrão de beleza exigido pela sociedade. E é na busca por esse corpo, é que mora o perigo.
Alguns dos sintomas da Anorexia:
- Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
- Prática excessiva de exercícios, até mesmo quando se tem um peso abaixo do normal.
- Depressão profunda.
- Nas mulheres, a ausência de ao menos e ou mais menstruações.
- Tentativas e tendências a suicídio.
- Cárie dentária.
- Bulimia, que é outra doença também ligada a anorexia.
Já a bulimia é um transtorno alimentar que o paciente come muito em um curto espaço de tempo, e ingere uma grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. Depois a pessoa sente uma sensação de culpa e passa a querer vomitar e/ou evacuar o que comeu. Usando até mesmo laxantes com o objetivo de não ganhar peso.
O paciente com bulimia não quer engordar,mas não consegue conter o impulso de comer por muitos dias. Os bulímicos apresentam 2 a 3 episódios por semana. Mas o seu estado nunca está bem, o bulímico tem que lidar e lutar com os impulsos todos os dias. Eles pensam em comida todo o tempo. Sintomas mais comuns:
- Sentimento de inferioridade e auto-estima baixa.
- O paciente reconhece pelo que passa, mas não consegue controlar.
- A pessoa se ver como desprezível por não conseguir conter seus impulsos.
- A pessoa vomita tanto e com tanta frequência, que os vômito se tornam rotina.
- Conversam bastante sobre como emagrecer.
- Escondem comida.
- Acontece na maioria das vezes com mulheres.
- O paciente passa a planejar seus episódios, guarda alimentos quando esta sozinho.
- A bulimia, muitas vezes é decorrente da anorexia.
Exemplo de duas atrizes e cantoras que conseguiram lutar contra a doença foram a mexicana, Anahi e a americana Demi Lovato.
Anahi lutou seis anos contra a doença.
Demi que foi internada e saiu da reabilitação esse ano, lutou contra o distúrbio da anorexia, bulimia e resultante desses distúrbios a auto-mutilação.
Para ambas doenças é de extrema importância o acompanhamento médico. E para o sucesso do tratamento o acompanhamento regular de um(a) psiquiatra é de super importância.
Então se você passa por isso, ou conhece alguém que passa, procure ajuda.
Gostaram de conhecer o assunto?
gostei do post é interessante, meu ex-namorado tinha Transtorno bipolar,depressão e esquizofrenia, eu quase fui entrando nas ondas dele, cheguei a fazer varias loucuras e até me cortar :/ Mas enfim tudo acabou e hoje sou mt mais feliz, acho necessário ajudarmos quem precisa, sempre!
ResponderExcluirhttp://dezahoffmannmoda.blogspot.com
tenho tanbem
ResponderExcluir