terça-feira, 28 de junho de 2011

4

Estilo Retrô

Texto de Quézia Melgaço




    Boa tarde, (aqui já anoitecendo)!!! Todo mundo deve saber e conhecer aquele estilo dos anos 70.... Aquele estilo da época dos nossos pais. Pois é!! E as pessoas bem informadas, concerteza sabem que esse estilo(retrô) está super em alta. Quem gosta desse estilo vai amar esse post. E quem não gosta, pode começar a gostar e passar a colocar peças desse estilo no seu guarda-roupa. Afinal, ter o nosso estilo é um máximo, mas saber implementar estilos novos no nosso estilo é muito legal e divertido.

Vamos começar?


O macacão (antes uniforme de trabalhadores) passou a ser usado como forma de contestação, e desde então se tornou uma peça super fashion e chique. Onde, dependendo do tecido e da cor pode ser usado tanto em ambientes formais, como informais.
Tem uma pegada hippie e aposta peças confortáveis e neutras como acessórios''Para não ficar caricato, eleja um item principal e complemente a produção com acessórios de cores neutras'', ensina Nora Trench, consultora de estilo.
Como os jovens da época eram pacifistas. A estampa com pássaros, flores e  elementos relacionados a natureza, tinham  muita preferência na época. A blusa estampada, combinada com a saia mídi, fica elegante e fashion.
A camisa, que até então era peça apenas do guarda-roupa masculino, passou a fazer moda também no closet feminino. A camisa pode ser usada com uma regata por dentro e aberta, ou por dentro da saia, com a cintura bem marcada.

A saia longa e volumosa na parte de baixo requer uma peça sequinha na parte de cima. Como sugestão coloque um cinto, para a produção não ficar com ar desleixado'A saia xadrez de lã tem referência punk, grupo que pedia a conscientização política', diz a professora de história da moda Patrícia Sant’Anna, da Universidade  Anhembi Morumbi. 

A peça com brilho é sinônimo de elegância e começou a ser utilizada no começo das discotecas(anos 70) . E desde lá as peças com brilho são as escolhidas até hoje para a balada do finde''A peça transita do trabalho a uma festa, basta mudar os acessórios'', explica Nora. 

As estampas tem referências orientais, e o tecido leve também tem essa característica. Mas cuidado no comprimento do vestido que deve ser rente ao chão. E ao usar bota, use as sem salto.

O chapéu estilo boêmio fica lindo com cabelo solto e com uma blusa leve. O cinto de couro também tem tudo a ver com essa década. ''A valorização de produtos naturais é uma característica da década'', explica João Braga, professor de história da moda. 

     Gostou desse estilo? Você também tem esse estilo? Qual a(s) peça(s) ou acessório(s) dessa década você mais gosta, ou gostaria de usar? 


Não esqueça de participar do Concurso My Stile aqui do blog.
O tempo ta acabando, é só até o final desse mês. Então corre!!! 
Quer saber mais? Clica aqui.





4 comentários :

  1. Quando o resultado do concurso irá sair?

    www.luuh-mendonca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho tão lindo, tudo sabe? Roupas, Maquiagem e o Cabelo...

    Beijos
    @tudodmenina
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As peças estão toda lindas. Mas a que mais gostei foi do inspiração cigana!! Aquela parte de baixo do vetido ta linda!!
    Bjuus miga

    ResponderExcluir

- Elogie, critique e sugira... Mas com educação!!
- Qualquer comentário com xingamento, palavrão ou telefone será excluído.
Obrigada por comentar!!
Divulguem e voltem sempre ao Tentando Fazer Moda!!